Está sancionado pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior o projeto de lei 21.699, de autoria da deputada estadual, Marli Paulino (SD), para inserir no calendário oficial de eventos do Estado do Paraná, a tradicional Festa da Uva do município de Colombo, localizado na região metropolitana de Curitiba.
“Estou muito feliz em poder proporcionar este merecido reconhecimento, agora em todo o Estado, para esta grandiosa e importante festa da cidade de Colombo que retrata a tradição, a cultura e a agricultura local desta população que nos acolhe e recebe com tanto carinho”, comemora a deputada Marli.
Em sua 56ª edição realizada agora em 2023, a Festa da Uva de Colombo iniciou pelos imigrantes italianos para celebrar por meio da religiosidade, reunião familiar e comercialização, a colheita da fruta e a produção de seus derivados, que são cultivados e industrializados pelos produtores rurais familiares nas próprias vinícolas.
O evento da maior colônia italiana do Paraná ocorre anualmente no mês de fevereiro e expõe além da produção da uva, vinhos e derivados (compotas, sucos, geleias), diversos outros produtos típicos da região e da agroindústria com a presença de empresas de renome no cenário nacional.
R$ 2 milhões em negócios
De acordo com dados da Prefeitura Municipal de Colombo, organizadora do evento, o volume de negócios realizados durante os dias de realização da Festa ultrapassa R$ 2 milhões por edição.
Além da produção e do comércio, a Festa da Uva é um grande evento de confraternização e encontro de diversas gerações que se conectam ao som dos corais típicos italianos e dos mais expressivos artistas em destaque na atualidade.
Em quatro dias de muita cultura, negócios e diversão, a festa movimenta a economia local e atrai mais de 70 mil pessoas anualmente, oriundas de toda a região metropolitana, para prestigiar o evento que acontece sempre no Parque Municipal da Uva, importante e tradicional ponto turístico natural e de lazer do município.