Marli protocola projeto de lei para reconhecer o ramo da cerveja artesanal em Pinhais

A deputada estadual Marli Paulino (SD) protocolou o projeto de lei 992/2023, na Assembleia Legislativa do Paraná, para reconhecer o ramo da cerveja artesanal incluindo a rota da cerveja de Pinhais no Roteiro Turístico Oficial do Estado do Paraná. “Este setor se destaca como importante segmento econômico, gerando emprego e renda com relevante contribuição para a cultura e para o entretenimento do povo paranaense”, explicou a deputada.

De acordo com o presente projeto, o reconhecimento do segmento econômico da cervejaria artesanal por parte do poder público estadual tem como base fundamentos sociais, culturais e financeiros. Um deles pela produção artesanal e o costume de produzir cervejas, que resgata uma tradição trazida para o Brasil pelos imigrantes europeus.

Outro fator pontuado no projeto de lei evidencia a organização das cervejarias em pequenas indústrias encaixadas no cenário industrial das cidades, com interação intermunicipal e interestadual. “O segmento alavanca a economia com a implantação de empresas geralmente de pequeno porte, apresentando como peculiaridade o uso da mão de obra familiar e local”, disse Marli.

Com a iniciativa, as instituições públicas e privadas envolvidas poderão promover a divulgação das rotas de cervejas, das festas típicas cervejeiras, dos festivais e incluí-los no roteiro turístico de eventos do Estado, a fim de alavancar o segmento e atrair investimentos e turistas de outros municípios e estados. “O mercado de cervejarias traz em suas marcas e na sua atividade como um todo, o germe da inovação e da criatividade, atributos esses muito valorizados pela pujante economia paranaense”, afirma a deputada.

Pinhais

Em Pinhais, a Rota da Cerveja Artesanal foi instituída por meio de lei municipal em 2017 e conta com oito cervejarias participantes. No roteiro, o visitante terá a possibilidade de conhecer os estabelecimentos do município, o processo de fabricação e ainda degustar cervejas com diversos rótulos produzidos na cidade.

O Paraná possui um espaço cativo no cenário brasileiro como um dos mais expoentes da produção de cerveja artesanal. Curitiba já foi considerada a capital nacional da cerveja artesanal em 2017. Diversas outras cidades começam também a despontar e passam a fazer parte dos roteiros tradicionais de degustação e consumo desta que é uma das bebidas mais populares do planeta.

Para completar, há que se destacar que existe um movimento nacional em prol do desenvolvimento e da fabricação de cervejas artesanais. O Paraná tem posição destacada com grande número de cervejarias, particularmente em Curitiba e Região Metropolitana.