A Deputada Estadual Marli Paulino entregou neste dia 23, em nome da Assembleia Legislativa do Paraná, uma Menção Honrosa com votos de congratulações aos diretores, produtores e participantes do documentário Radicais Livres. A produção retrata pessoas acima de 60 anos desafiando limites ao praticarem esportes radicais.
Atleta dedicada de corrida de rua, Marli Paulino destacou a emoção e o orgulho ao homenagear cada envolvido nesse projeto que celebra a vitalidade, coragem e superação. “Parabenizo toda a produção, especialmente o diretor Yuri Del Pino pela sensibilidade ao abordar um tema tão necessário e inspirador. Radicais Livres mostra que idade é apenas um número quando se tem paixão pela vida e disposição para enfrentar desafios. É uma honra reconhecer esse trabalho que inspira tantas pessoas”, declarou a deputada.
A homenagem proposta pela deputada reconhece o impacto social e cultural da obra, que vem conquistando palcos internacionais e inspirando públicos com histórias reais de atletas radicais na terceira idade. “O esporte é ferramenta de vida. Ver pessoas acima dos 60 anos praticando atividades extremas com paixão e disciplina é o tipo de inspiração que precisamos espalhar”.
A entrega aconteceu em uma cerimônia marcada por emoção e reconhecimento ao time criativo e aos protagonistas do filme. Entre os presentes, estava também o Secretário de Estado da Administração do Paraná, Luizão Goulart, e defensor do esporte como instrumento de transformação pessoal e coletiva.
Com direção de Yuri Del Pino, “Radicais Livres” arrebatou o Prêmio Internacional do Júri Popular no Festival Lift-Off, sediado no Reino Unido, e foi indicado a mais de 11 prêmios em festivais de cinema em Sydney e Londres, nas categorias Melhor Documentário de Curta-Metragem, Melhor Diretor, Melhor Fotografia, entre outras.
O filme ainda não está disponível ao grande público, pois segue participando do circuito internacional de festivais, mas a equipe já trabalha na pré-produção de uma série documental com oito episódios, prevista para a primeira temporada de “Radicais Livres”.
Foram homenageados os profissionais que tornaram o filme possível, além dos próprios atletas protagonistas. A Deputada entregou pessoalmente certificados de Menção Honrosa:
- Yuri Del Pino (Roteiro e Direção)
- Nivval Caval (Designer)
- Sergio de Pina (Salto Livre)
- Marise Junqueira Nunes (Triathlon)
- André de Paula Soares (Surf)
- Aurélio Alfieri (Educador Físico)
- Gilberto Gaertner (Psicologia do Esporte – atualmente no Egito, em palestra pelo ITKF, entidade máxima do karatê mundial)
- Mário Lopes (Roteirista e Escritor)
- Júnior Pereira (Cineasta)
- Adriana Russa (Diretora de Produção)
- Juliano Schultz (Folley, mixagem, masterização e tratamento de som)
- Gabrielly Couto (Direção de Produção e Som Direto)
- Aline Andreatta (Direção de Fotografia)
- Sava Silva (Direção de Arte)
- César Gaspari (Fotografia Aquática)
Sinopse:
O documentário mergulha na rotina de três atletas radicais com mais de 60 anos:
- André de Paula Soares, 63, surfista;
- Marise Junqueira Nunes, 70, com 10 Ironmans e 1 Ultraman no currículo;
- Sergio de Pina, 69, praticante de salto livre.
Além das inspiradoras trajetórias desses atletas, o documentário apresenta insights do educador físico Aurélio Aufieri, que revela que um atleta da terceira idade pode ter o dobro da capacidade cardiorrespiratória de um jovem sedentário de 20 anos. Também conta com a participação do psicólogo do esporte Gilberto Gaertner, ex-campeão olímpico com a equipe brasileira de vôlei e vice-campeão da Copa Libertadores com o Athlético Paranaense.
“Radicais Livres” é um convite para redefinir os limites do envelhecimento e celebrar a liberdade e o vigor da terceira idade.